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Curso Common Rail Euro V

Durante o nossa curso, utilizaremos um veículo Amarok com motor 2.0 Euro V, administrado pelo sistema de injeção Bosch EDC 17 e com filtro de material particulado DPF e sistema EGR. As aulas teóricas e práticas abordarão dicas e estratégias de funcionamento desse motor, que também se assemelham aos sistemas com princípio de funcionamento utilizados nas vans e caminhonetes que circulam no Brasil, além dos caminhões MAN de 190 a 280 CV.

Aulas dadas em classe:
– Princípios de funcionamento do motor Diesel – Comparativos entre motores Euro lll e Euro V
– Cetanagem, Bio Diesel, evolução do Diesel comum para o Diesel Metropolitano, S-50 e S-10
– Análise dos gases expelidos, fiscalização pelos órgãos e proteção ao meio ambiente de acordo com as leis do Conama para o Proncove 7
– Sistema de escapamento eletrônico dos motores Euro V – Gerenciamento e estratégia do sistema DPF
– Introdução para os futuros motores Euro Vl com novos sistemas de controles de emissões
– Manutenção preventiva
– Rede CAN com sistema binário
– Injeção eletrônica Diesel COMMON RAIL dos motores Euro V
– Necessidade de codificação e Parametrização dos Portas Injetores Bosch (Código IMA)
– Comportamento de sensores e atuadores
– Sistema de Alimentação de ar e combustível
– Conhecimento e teste da bomba Elétrica de combustível
– Conhecimento e teste da Bomba de alta pressão. Funcionamento mecânico no momento do teste.
– Funcionamento, aplicação e teste da Válvula reguladora de Vazão da bomba de alta
– Cuidados e orientações sobre a correia sincronizadora do motor com sistema EDK de proteção
– Funcionamento, aplicação e teste da Válvula reguladora de pressão do tubo Rail
– Conhecimento e regulagem do Bi-Turbo de alimentação com seus sensores e comando eletrônico
– Estudo, domínio e interpretação de esquemas elétricos automotivos. Sinais, gráficos e linguagens técnicas, máximo aproveitamento de informações contidas.

Prática em veículo e bancada, utilizando Rasther, Osciloscópio, Multímetro, Transdutor de alta pressão e ferramentas especiais:
– Características do gerenciamento eletrônico Common Rail E5
– Estudo, principais defeitos, cuidados e diagnóstico do sistema EGR (Recirculação dos gases do escapamento e controle do NOx)
– Regeneração do Filtro de Partículas DPF dentro do padrão de segurança
– Sequência de diagnósticos passo a passo e teste dos sensores e atuadores com multímetro, Osciloscópio e Rasther (Rotação, Fase, Pedal acelerador, Temperatura, Pressão do Turbo, Válvula EGR, TBI, Sensor de NOx, sensores de temperatura dos gases, e etc…)
– Monitoramento da Pressão do Rail com Multímetro, Rasther lll e Manômetro de 2000 bar
– Monitoramento e teste das PCV e VCV de regulagem da pressão do Rail e outros atuadores na função Duty cicle
– Pré-diagnóstico dos eletro injetores pelo retorno
– Desmontagem para estudo do Bi-turbo e seus comandos
– Desmontagem da Bomba de Alta Pressão e Porta-Injetor para conhecimento prático
– Desmontagem da válvula EGR para estudo

Equipamentos utilizados:
Rasther: Uso do Rastreador em seu máximo potencial, codificações, ajustes, diagnóstico, defeitos, regulações especiais e os benefícios do seu uso acoplado ao computador nesse sistema.
Osciloscópio digital: Sua aplicação e importância nos diagnósticos de diversos componentes que necessitam exclusivamente dessa ferramenta.

Ao término do treinamento o aluno deverá estar apto a realizar procedimentos de diagnóstico e manutenção. O aluno receberá o material didático (Apostila contendo esquema elétrico e tabelas de testes do veículo utilizado) e no final também receberá o certificado de conclusão desde que tenha um aproveitamento de no mínimo 75% das aulas.

PERMANÊNCIA NO LOCAL DO CURSO: Só será permitido assistir às aulas, os alunos devidamente inscritos, não sendo permitida em hipótese alguma a companhia de terceiros que não estejam inscritos no mesmo, independente de idade.

Aulas teóricas e práticas (Carga horária 16:00hs/aula) com o professor Iusél Simões.

Conteúdo Teórico-Prático

Aulas dadas em classe:
– Princípios de funcionamento do motor Diesel – Comparativos entre motores Euro lll e Euro V
– Cetanagem, Bio Diesel, evolução do Diesel comum para o Diesel Metropolitano, S-50 e S-10
– Análise dos gases expelidos, fiscalização pelos órgãos e proteção ao meio ambiente de acordo com as leis do Conama para o Proncove 7
– Sistema de escapamento eletrônico dos motores Euro V – Gerenciamento e estratégia do sistema DPF
– Introdução para os futuros motores Euro Vl com novos sistemas de controles de emissões
– Manutenção preventiva
– Rede CAN com sistema binário
– Injeção eletrônica Diesel COMMON RAIL dos motores Euro V
– Necessidade de codificação e Parametrização dos Portas Injetores Bosch (Código IMA)
– Comportamento de sensores e atuadores
– Sistema de Alimentação de ar e combustível
– Conhecimento e teste da bomba Elétrica de combustível
– Conhecimento e teste da Bomba de alta pressão. Funcionamento mecânico no momento do teste.
– Funcionamento, aplicação e teste da Válvula reguladora de Vazão da bomba de alta
– Cuidados e orientações sobre a correia sincronizadora do motor com sistema EDK de proteção
– Funcionamento, aplicação e teste da Válvula reguladora de pressão do tubo Rail
– Conhecimento e regulagem do Bi-Turbo de alimentação com seus sensores e comando eletrônico
– Estudo, domínio e interpretação de esquemas elétricos automotivos. Sinais, gráficos e linguagens técnicas, máximo aproveitamento de informações contidas.

Aulas Práticas

Prática em veículo e bancada, utilizando Rasther, Osciloscópio, Multímetro, Transdutor de alta pressão e ferramentas especiais:
– Características do gerenciamento eletrônico Common Rail E5
– Estudo, principais defeitos, cuidados e diagnóstico do sistema EGR (Recirculação dos gases do escapamento e controle do NOx)
– Regeneração do Filtro de Partículas DPF dentro do padrão de segurança
– Sequência de diagnósticos passo a passo e teste dos sensores e atuadores com multímetro, Osciloscópio e Rasther (Rotação, Fase, Pedal acelerador, Temperatura, Pressão do Turbo, Válvula EGR, TBI, Sensor de NOx, sensores de temperatura dos gases, e etc…)
– Monitoramento da Pressão do Rail com Multímetro, Rasther lll e Manômetro de 2000 bar
– Monitoramento e teste das PCV e VCV de regulagem da pressão do Rail e outros atuadores na função Duty cicle
– Pré-diagnóstico dos eletro injetores pelo retorno
– Desmontagem para estudo do Bi-turbo e seus comandos
– Desmontagem da Bomba de Alta Pressão e Porta-Injetor para conhecimento prático
– Desmontagem da válvula EGR para estudo

Mais Informações

Equipamentos utilizados:
Rasther: Uso do Rastreador em seu máximo potencial, codificações, ajustes, diagnóstico, defeitos, regulações especiais e os benefícios do seu uso acoplado ao computador nesse sistema.
Osciloscópio digital: Sua aplicação e importância nos diagnósticos de diversos componentes que necessitam exclusivamente dessa ferramenta.

Ao término do treinamento o aluno deverá estar apto a realizar procedimentos de diagnóstico e manutenção. O aluno receberá o material didático (Apostila contendo esquema elétrico e tabelas de testes do veículo utilizado) e no final também receberá o certificado de conclusão desde que tenha um aproveitamento de no mínimo 75% das aulas.

PERMANÊNCIA NO LOCAL DO CURSO: Só será permitido assistir às aulas, os alunos devidamente inscritos, não sendo permitida em hipótese alguma a companhia de terceiros que não estejam inscritos no mesmo, independente de idade.

Aulas teóricas e práticas (Carga horária 16:00hs/aula) com o professor Iusél Simões.

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