Treinamento de Osciloscópio
Aulas dadas em classe:
– Estudo do princípio da eletricidade:
- Corrente – Resistência – Tensão – Potência – Frequência – Duty Cycle;
- Tipos de corrente e tensão / sentido da corrente;
- Medidas e cálculos de frequência e período de um sinal;
- Medida prática de frequência e ciclo de trabalho em PWM.
– Múltiplos e submúltiplos importantes para tensão x tempo
– Osciloscópio, O que é, para que serve e sua importância no diagnóstico automotivo
– Como identificar o Osciloscópio ideal para sua necessidade (1KHz – 5KHz – 10KHz – 20KHz…)
– Tipos de ondas (Senoidais, quadradas, triangulares e dente de serra, pulso e compostas)
– Ligações e acessórios importantes para o Osciloscópio
– Ajustes de Trigger x tensão x tempo no Écran
– Configuração geral do Osciloscópio/Escala de amostragem com:
- Modo de subtração CH1/CH2;
- Escala de amplitude;
- Escala de tempo;
- Trigger Borda subida;
- Trigger Borda descida;
- Trigger Auto;
- Auto Set;
- Ajuste OffSet.
– Estudo dos sinais de sensores e atuadores e quais passíveis de medição com Osciloscópio
Aulas práticas no veículo, utilizando Osciloscópio, Rasther e Multímetro para comparação e ferramentas
especiais.
Há também a verificação e a criação de oscilogramas pelos alunos, como por exemplo:
– Sincronismo correia dentada (Eixo comando x Virabrequim)
– Sonda Lambda – Banco 1 e Banco 2
– Acelerador eletrônico (Com sensor HALL rotativo ou Potenciômetro do Pedal)
– Copo de borboleta motorizado
– Sensores Rotação indutivo e Hall
– Sensores Fase indutivo e Hall
– Pulso de injetores Diesel e Ciclo Otto
– Primário de Bobinas de ignição
– Interpretação das leituras de varredura do Écran
– Sequência de diagnósticos passo a passo e teste dos sensores e atuadores com Osciloscópio
– Funções importantes com ligação de um transdutor de pressão
– E outros
Ao término do treinamento o aluno deverá estar apto a realizar procedimentos de diagnóstico com Osciloscópio.
O aluno receberá o material didático (Apostila, caneta e crachá) e no final também receberá o certificado de conclusão desde que tenha um aproveitamento de no mínimo 75% das aulas.
PERMANÊNCIA NO LOCAL: Em respeito aos alunos que investiram no treinamento, só será permitido
assistir às aulas, os alunos devidamente inscritos, não sendo permitida em hipótese alguma a companhia de terceiros que não estejam previamente inscritos no treinamento, independente de idade.
Aulas teóricas e práticas (Carga horária 16:00hs/aula) com o professor Iusél Simões.
- Conteúdo Teórico-Prático
Aulas dadas em classe:
– Estudo do princípio da eletricidade:
- Corrente – Resistência – Tensão – Potência – Frequência – Duty Cycle;
- Tipos de corrente e tensão / sentido da corrente;
- Medidas e cálculos de frequência e período de um sinal;
- Medida prática de frequência e ciclo de trabalho em PWM.
– Múltiplos e submúltiplos importantes para tensão x tempo
– Osciloscópio, O que é, para que serve e sua importância no diagnóstico automotivo
– Como identificar o Osciloscópio ideal para sua necessidade (1KHz – 5KHz – 10KHz – 20KHz…)
– Tipos de ondas (Senoidais, quadradas, triangulares e dente de serra, pulso e compostas)
– Ligações e acessórios importantes para o Osciloscópio
– Ajustes de Trigger x tensão x tempo no Écran
– Configuração geral do Osciloscópio/Escala de amostragem com:- Modo de subtração CH1/CH2;
- Escala de amplitude;
- Escala de tempo;
- Trigger Borda subida;
- Trigger Borda descida;
- Trigger Auto;
- Auto Set;
- Ajuste OffSet.
– Estudo dos sinais de sensores e atuadores e quais passíveis de medição com Osciloscópio
- Aulas Práticas
Aulas práticas no veículo, utilizando Osciloscópio, Rasther e Multímetro para comparação e ferramentas
especiais.
Há também a verificação e a criação de oscilogramas pelos alunos, como por exemplo:
– Sincronismo correia dentada (Eixo comando x Virabrequim)
– Sonda Lambda – Banco 1 e Banco 2
– Acelerador eletrônico (Com sensor HALL rotativo ou Potenciômetro do Pedal)
– Copo de borboleta motorizado
– Sensores Rotação indutivo e Hall
– Sensores Fase indutivo e Hall
– Pulso de injetores Diesel e Ciclo Otto
– Primário de Bobinas de ignição
– Interpretação das leituras de varredura do Écran
– Sequência de diagnósticos passo a passo e teste dos sensores e atuadores com Osciloscópio
– Funções importantes com ligação de um transdutor de pressão
– E outros- Mais Informações
Ao término do treinamento o aluno deverá estar apto a realizar procedimentos de diagnóstico com Osciloscópio.
O aluno receberá o material didático (Apostila, caneta e crachá) e no final também receberá o certificado de conclusão desde que tenha um aproveitamento de no mínimo 75% das aulas.
PERMANÊNCIA NO LOCAL: Em respeito aos alunos que investiram no treinamento, só será permitido
assistir às aulas, os alunos devidamente inscritos, não sendo permitida em hipótese alguma a companhia de terceiros que não estejam previamente inscritos no treinamento, independente de idade.Aulas teóricas e práticas (Carga horária 16:00hs/aula) com o professor Iusél Simões.