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Treinamento de Osciloscópio

O Treinamento de Osciloscópio tem como objetivo instruir o aluno para o mercado de trabalho na área de manutenção e diagnóstico dos sistemas de eletroeletrônica e eletrônica embarcada. O curso rápido é indicado para quem já trabalha na área ou para quem está iniciando. Durante o treinamento, serão estudadas as grandezas elétricas, as unidades de medidas, as representações, os esquemas elétricos e a utilização na prática do osciloscópio TM540/1 e Tm528 para um diagnóstico rápido e preciso!

Aulas dadas em classe:

– Estudo do princípio da eletricidade:

  1. Corrente – Resistência – Tensão – Potência – Frequência – Duty Cycle;
  2. Tipos de corrente e tensão / sentido da corrente;
  3. Medidas e cálculos de frequência e período de um sinal;
  4. Medida prática de frequência e ciclo de trabalho em PWM.

– Múltiplos e submúltiplos importantes para tensão x tempo
– Osciloscópio, O que é, para que serve e sua importância no diagnóstico automotivo
– Como identificar o Osciloscópio ideal para sua necessidade (1KHz – 5KHz – 10KHz – 20KHz…)
– Tipos de ondas (Senoidais, quadradas, triangulares e dente de serra, pulso e compostas)
– Ligações e acessórios importantes para o Osciloscópio
– Ajustes de Trigger x tensão x tempo no Écran
– Configuração geral do Osciloscópio/Escala de amostragem com:

  1. Modo de subtração CH1/CH2;
  2. Escala de amplitude;
  3. Escala de tempo;
  4. Trigger Borda subida;
  5. Trigger Borda descida;
  6. Trigger Auto;
  7. Auto Set;
  8. Ajuste OffSet.

– Estudo dos sinais de sensores e atuadores e quais passíveis de medição com Osciloscópio

Aulas práticas no veículo, utilizando Osciloscópio, Rasther e Multímetro para comparação e ferramentas
especiais.
Há também a verificação e a criação de oscilogramas pelos alunos, como por exemplo:
– Sincronismo correia dentada (Eixo comando x Virabrequim)
– Sonda Lambda – Banco 1 e Banco 2
– Acelerador eletrônico (Com sensor HALL rotativo ou Potenciômetro do Pedal)
– Copo de borboleta motorizado
– Sensores Rotação indutivo e Hall
– Sensores Fase indutivo e Hall
– Pulso de injetores Diesel e Ciclo Otto
– Primário de Bobinas de ignição
– Interpretação das leituras de varredura do Écran
– Sequência de diagnósticos passo a passo e teste dos sensores e atuadores com Osciloscópio
– Funções importantes com ligação de um transdutor de pressão
– E outros

Ao término do treinamento o aluno deverá estar apto a realizar procedimentos de diagnóstico com Osciloscópio.

O aluno receberá o material didático (Apostila, caneta e crachá) e no final também receberá o certificado de conclusão desde que tenha um aproveitamento de no mínimo 75% das aulas.

PERMANÊNCIA NO LOCAL: Em respeito aos alunos que investiram no treinamento, só será permitido
assistir às aulas, os alunos devidamente inscritos, não sendo permitida em hipótese alguma a companhia de terceiros que não estejam previamente inscritos no treinamento, independente de idade.

Aulas teóricas e práticas (Carga horária 16:00hs/aula) com o professor Iusél Simões.

Conteúdo Teórico-Prático

Aulas dadas em classe:

– Estudo do princípio da eletricidade:

  1. Corrente – Resistência – Tensão – Potência – Frequência – Duty Cycle;
  2. Tipos de corrente e tensão / sentido da corrente;
  3. Medidas e cálculos de frequência e período de um sinal;
  4. Medida prática de frequência e ciclo de trabalho em PWM.

– Múltiplos e submúltiplos importantes para tensão x tempo
– Osciloscópio, O que é, para que serve e sua importância no diagnóstico automotivo
– Como identificar o Osciloscópio ideal para sua necessidade (1KHz – 5KHz – 10KHz – 20KHz…)
– Tipos de ondas (Senoidais, quadradas, triangulares e dente de serra, pulso e compostas)
– Ligações e acessórios importantes para o Osciloscópio
– Ajustes de Trigger x tensão x tempo no Écran
– Configuração geral do Osciloscópio/Escala de amostragem com:

  1. Modo de subtração CH1/CH2;
  2. Escala de amplitude;
  3. Escala de tempo;
  4. Trigger Borda subida;
  5. Trigger Borda descida;
  6. Trigger Auto;
  7. Auto Set;
  8. Ajuste OffSet.

– Estudo dos sinais de sensores e atuadores e quais passíveis de medição com Osciloscópio

Aulas Práticas

Aulas práticas no veículo, utilizando Osciloscópio, Rasther e Multímetro para comparação e ferramentas
especiais.
Há também a verificação e a criação de oscilogramas pelos alunos, como por exemplo:
– Sincronismo correia dentada (Eixo comando x Virabrequim)
– Sonda Lambda – Banco 1 e Banco 2
– Acelerador eletrônico (Com sensor HALL rotativo ou Potenciômetro do Pedal)
– Copo de borboleta motorizado
– Sensores Rotação indutivo e Hall
– Sensores Fase indutivo e Hall
– Pulso de injetores Diesel e Ciclo Otto
– Primário de Bobinas de ignição
– Interpretação das leituras de varredura do Écran
– Sequência de diagnósticos passo a passo e teste dos sensores e atuadores com Osciloscópio
– Funções importantes com ligação de um transdutor de pressão
– E outros

Mais Informações

Ao término do treinamento o aluno deverá estar apto a realizar procedimentos de diagnóstico com Osciloscópio.

O aluno receberá o material didático (Apostila, caneta e crachá) e no final também receberá o certificado de conclusão desde que tenha um aproveitamento de no mínimo 75% das aulas.

PERMANÊNCIA NO LOCAL: Em respeito aos alunos que investiram no treinamento, só será permitido
assistir às aulas, os alunos devidamente inscritos, não sendo permitida em hipótese alguma a companhia de terceiros que não estejam previamente inscritos no treinamento, independente de idade.

Aulas teóricas e práticas (Carga horária 16:00hs/aula) com o professor Iusél Simões.

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